Por Lethícia Souza (4º período de Jornalismo.)

Não é recente o empoderamento da cultura negra. Seja na música, na televisão ou no comércio, os produtos que incentivam o orgulho de ser quem se é têm vendido cada vez mais.

É nessa proposta que alguns espaços voltados especificamente para esse empoderamento têm surgido. Um exemplo são os salões especializados em beleza negra. Profissionais com técnicas de transição capilar, volume e definição de cachos, maquiagens para pele negra, entre outros, estão crescendo e ocupando o mercado de trabalho.

Foi focando nesse objetivo que Creuza Oliveira inaugurou um ateliê em Governador Valadares. “Eu comecei a buscar informações e não consegui um curso. Então eu fiz minha própria forma de trabalhar, fazendo testes e criando minhas próprias técnicas”, conta. Hoje, a cabeleireira já é especialista em cabelos crespos e cacheados há três anos e tem notado a diferença tanto na demanda por cuidados, quanto na aceitação dos cabelos afro.

Ana Carolina Moreira, que tem os cabelos cacheados e é cliente do ateliê, reforça a importância de um salão que valorize seus cachos ao invés de incentivar o uso de produtos químicos para alisamento: “Eu acredito que é uma tendência e que isso vai melhorar muito a autoestima das mulheres, principalmente das mulheres negras, cacheadas, com seu estilo afro. Essa é uma cultura e uma beleza que deve ser preservada sempre, independente de qualquer preconceito”.

 

Creuza Oliveira atendendo uma de suas clientes.

Foto de capa: Creuza Oliveira, proprietária do ateliê. Créditos fotos: Lethícia Souza.

 

19 de setembro de 2018

Especialistas em beleza afro conquistam seu espaço no mercado

Por Lethícia Souza (4º período de Jornalismo.) Não é recente o empoderamento da cultura negra. Seja na música, na televisão ou no comércio, os produtos que […]
28 de agosto de 2018

Grupo de teatro de Governador Valadares busca estabelecer novas parcerias

Por Lethícia Souza (4º período de Jornalismo). O grupo valadarense de teatro Libre Théâtre está iniciando novas parcerias, e o primeiro projeto a ser efetivado é […]