Desde o último domingo, os usuários do transporte público municipal tiveram alterações significativas no número de linhas e nas viagens dos ônibus em Governador Valadares. Atualmente, circulam na cidade 88 carros que fazem 820 viagens por dia e atendem a mais de 63 mil pessoas.

Visando a ampliação da capacidade de atendimento a população, a Secretaria Municipal de Serviços, após um rigoroso estudo, disponibilizou mais 77 novas viagens/dia, aumentando o número de beneficiados para aproximadamente 68 mil clientes.

De acordo com a Assessoria da Prefeitura as linhas que terão alterações são:

  • A linha que atende a região do bairro Santa Paula terá aumento de 5 para 9 carros e o itinerário passa a ser feito pela linha 16 (Santa Paula / Altinópolis), sendo extintas as linhas 11 e 12. Com este itinerário, os moradores do bairro Altinópolis poderão embarcar e desembarcar na Rua Bárbara Heliodora, atendendo assim uma reivindicação antiga destes usuários.
  • O ponto final da linha 16B será no residencial Sertão do Rio Doce, no bairro Santa Paula.
  • O ponto final da linha 16A permanece como está atualmente, na Avenida 1 no Santa Paula.
  • Na região do Bairro Vila Isa, as mudanças começam na linha 02 que será Ipê via UPA/Jardim Primavera/Centro, reforçando todo o corredor da linha 05 com atendimento exclusivo á UPA.
  • A linha 06 atenderá Atalaia via Vila do Sol e passa a fazer ligação com o bairro Esperança. Este itinerário passará pela Praça Ametista e reforçará o corredor da linha 03 a partir da Rua Ipanema até o Hospital Samaritano. Vale ressaltar que a linha 06 atenderá o Bairro Vila Isa pela BR-116.
  • A linha 14 atenderá o bairro Conquista Via Alto Vera Cruz /Centro, reforçando todo o corredor com atendimentos em horários  especiais ao IFMG.
  • A linha 28 (Vila dos Montes/ Santos Dumont) fará o mesmo trajeto da linha 03 com o ponto final no bairro Vila dos Montes atendendo também o CAMPUS II da UNIVALE.
  • A linha 03C passa a contar com mais um carro atendendo ao Bairro Cidade Jardim.
  • A linha 17 será implantada, substituindo a linha 22 na região do Bairro Morada do Vale.
  • Atendendo a reivindicações que vêm acontecendo desde sua criação, o bairro Castanheiras passa a ter atendimento também pela linha 17 que terá  ponto final no Morada do Vale.
  • Com este novo itinerário implantado (17), os moradores da região do Bairro Penha ganharão uma linha com trajeto pelo Estradão, atendendo ao Bairro Figueira.

O trajeto da linha 25 passará a operar da seguinte maneira:

  • A linha 25 que atente Vitória via Santa Rita / Capim recebe ampliação de frota e vai atender ao CAMPUS II da UNIVALE, passando pelo Sir e Capim, substituindo o atendimento que era feito pela linha 22 na região.
  • Linha 25A sentido Capim/centro passa pelo Conjunto Sir e pelo Shopping;
  • Linha 25B sentido Santa Rita/Capim passa pelo Shopping e Conjunto Sir e ainda passa de 8 para 9 viagens o atendimento ao Bairro Recanto dos Sonhos.
  • A linha 09 continuará atendendo ao bairro Bela Vista  porém, na outra extremidade do itinerário,  passa a atender o bairro Santa Helena.
  • O carro 09C terá ponto final no Residencial Valadares e o veículo utilizado será  maior que o atual. No Bairro Santa Helena este carro atenderá ás Ruas Raimundo Albergaria, Juiz de Fora, Andrelândia, Mariana e depois seguirá normalmente pela Rua Pouso Alegre até o ponto final no bairro Belvedere.
  • O carro 09B fará o ponto na Rua Juiz de Fora, esquina com Rua Espera Feliz como é praticado atualmente pela linha 12.
  • O carro 09A fará uma nova rota para atender um pedido antigo da comunidade do bairro Santa Helena, com ponto final na Rua Araguari esquina com Av. Araxá, atendendo a toda parte alta e proximidades das ruas  Diamantina, Ataléia, Corinto e Nova Era.

“Antes eu pegava o ônibus e parava na porta do meu serviço. Agora, tenho que andar muito para chegar no trabalho”, conta Maria de Loures, moradora do Conjunto Sir que trabalha no bairro Grã Duquesa. Para ela, a mudança afetou de forma negativa.

Já Paula Ferreira, moradora do bairro Vera Cruz – que também trabalha no bairro Grã Duquesa -, está satisfeita com as mudanças: “Agora não preciso pegar dois ônibus para trabalhar, não tenho que acordar tão cedo e dá tempo de tomar um cafezinho antes de sair de casa”.

Por Hadassa Gonçalves

8 de novembro de 2015

Mudanças no transporte Público Municipal

Desde o último domingo, os usuários do transporte público municipal tiveram alterações significativas no número de linhas e nas viagens dos ônibus em Governador Valadares. Atualmente, […]
28 de outubro de 2015

Inaugurada nova Escola Municipal em Tempo Integral

Foi inaugurada, na última sexta-feira (23), a Escola Municipal Dona Lina Martelli. Para atender crianças de 4 e 5 anos do bairro Santa Rita, em Tempo […]
2 de outubro de 2015

Escola de música da Primeira IPGV apresenta Recital

A Escola de Música da Primeira Igreja Presbiteriana de Governador Valadares realiza, hoje, às 19h30, um recital que será apresentado pelos alunos da instituição. O espetáculo […]
30 de setembro de 2015

Fórum Florestal de Minas Gerais promove Seminário

O Fórum Florestal Mineiro promoveu na manhã desta terça-feira (29), o Seminário Silvicultura, Recursos Hídricos, Biodiversidade e Sociedade, no auditório Hermírio Gomes da Universidade Vale do […]