Por Samuel Bonicontro (4º período de Jornalismo).

Tradição e conhecimento, é o que o Jornal Laboratório Circulando representa para professores do curso de jornalismo da Univale. Referência em textos de Jornalismo Impresso, o jornal acadêmico é produzido exclusivamente pelos graduandos, e serve de portfólio e experiência para o mercado de trabalho.

O aluno Gusttavo Silva, do 6º período, está a um semestre da graduação, mas não esquece da representatividade que o contato com o Circulando teve no seu texto e aprendizado: “A minha experiência foi excelente porque nós começamos a fazer o Circulando num momento em que eu já estava no telejornalismo, só que eu sentia que faltava um pouco de texto, uma bagagem, experiência, algum contato que fosse por jornal, por revista, então o circulando veio num momento certo.”

Já para a aluna Raíssa Miranda, do 4º período, que ainda está em contato com o Circulando, o jorna faz com que os alunos vivam a responsabilidade do mercado dentro da academia: “ Para mim a experiência com o Circulando foi muito proveitosa, porque o meu gosto pessoal no jornalismo é com texto, edição, e o circulando dá uma visão muito real dos prazos, pautas, entrevistas. E até a finalização do material é feita pelos alunos.”

O professor Franco Dani ressalta os prêmios já conquistados pelo jornal laboratório: “Pra gente entender um pouco a importância do Circulando é preciso voltar a década de 60, 70, quando foram instituídos no Brasil dois decretos que proibiam estágio profissional. E aí em função dessa proibição as instituições de ensino superior em jornalismo começaram a procurar mecanismos de acesso ao conhecimento na área de atuação. E um desses mecanismos foi justamente a criação dos jornais laboratórios. E foi assim que o curso de jornalismo cria em 1999 o Jornal Laboratório Circulando, que é um jornal que se propõe a ser mais do que um exercício escolar. A missão dele é levar o aluno a se aproximar do público leitor desse jornal, através da informação, da prestação de serviços, possibilitando ao aluno a vivencia das práticas do dia-dia, das técnicas, e das rotinas do jornalismo impresso.”

Foto de capa: Jornal Circulando. Crédito: Samuel Bonicontro.

22 de novembro de 2017

Circulando valoriza as práticas de Jornalismo Impresso para os alunos da Univale

Por Samuel Bonicontro (4º período de Jornalismo). Tradição e conhecimento, é o que o Jornal Laboratório Circulando representa para professores do curso de jornalismo da Univale. […]
14 de novembro de 2016

Jornal Circulando: Edição 524

Confira a edição 524 do Jornal Circulando!
14 de novembro de 2016

Jornal Circulando: Edição 523

Confira a edição 523 do Jornal Circulando!
13 de novembro de 2015

Jornal Circulando: Edição 522

Confira a edição 522 do Jornal Circulando!