Univale oferece nova ferramenta de estudos para os alunos
5 de maio de 2015
Banda Lira 30 de Janeiro completa 73 anos
6 de maio de 2015

Depressão: um problema que não deve ser ignorado

A Depressão é uma doença associada aos Transtornos do Humor, que pelo Código Internacional de Doenças (CID), pode variar de estágios entre leve, moderada e grave. Os fatores causadores da depressão podem ser diversos, tanto biológicos quanto psicológicos. Algumas pessoas já tem uma predisposição para adquirir a doença, já outras pessoas podem adquiri-la, interpretando de forma distorcida a realidade e desenvolvendo um pensamento negativo sobre si mesmo.

Os sintomas são variados: tristeza sem motivo, desesperança, sentimentos de culpa, perca de peso, falta de energia para atividades físicas, entre outros. O Psicólogo Cognitivo Comportamental, Neudelon Azevedo, alerta que estes sintomas nem sempre podem ser de depressão. “Mesmo que uma pessoa tenha os sintomas típicos de uma depressão, se houver outros sintomas acompanhados, pode ser outro tipo de transtorno de humor como a Distimia, que é pouco conhecida, ou o Transtorno Bipolar do Humor, que é mais divulgado”, explica.

O tratamento deve ser iniciado por um profissional Psiquiatra para o uso certo de medicamentos e terapia cognitiva comportamental, com um Psicólogo, assim que detectados esses sintomas. Segundo Neudelon, a família tem papel fundamental na recuperação. “A família deve compreender sem estigmatizar a pessoa depressiva, incentivar o tratamento, se informar e principalmente entender que depressão não é preguiça. Ninguém fica depressivo por vontade própria”.

 

Por: Ludmilla Cotta

3º período de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *