Praça de Esportes sedia evento voltado para crianças com Síndrome de Down
27 de março de 2018
Pista de skate em más condições de uso
3 de abril de 2018

Venda de peixes aumenta na Quaresma

Por Priscylla Silva (5º período de Jornalismo)

Moqueca, assado, grelhado ou frito. São muitas as opções e elas podem ser utilizadas com uma das carnes mais saudáveis: o peixe. Muito comum no período que antecede a Semana Santa e durante toda a Quaresma, principalmente nas quartas e sextas-feiras, o consumo de peixe tende a aumentar nessa época do ano, uma vez que muitos religiosos trocam a carne vermelha pelo pescado.

O comerciante Carlos Roberto, proprietário de uma peixaria no Mercado Municipal, conta que está animado com a Quaresma deste ano. Segundo ele, a venda de peixes em seu estabelecimento tem aumentado bastante. “A expectativa é de boas vendas. A partir da quarta-feira, a semana toda em si é bem melhor. No início da semana, vem o pessoal da roça. E, de quarta para sexta-feira, o pessoal da cidade”.

Com o aumento do consumo de peixe nesta época, o preço dele também sobe, o que não impede de quem segue a tradição de abster-se de carne, deixe de comprar. Um bom exemplo é a agente comunitária de saúde, Lenira Rodrigues, que costuma seguir a tradição todos os anos, sem falhar. “Durante a quaresma, na quarta e na sexta eu procuro evitar de comer carne, e na Semana Santa, a tradição é comer peixe. Eu como peixe e ovos, não como carne”.

Já a professora Célia Pereira diz que não é só no período de Quaresma que ela costuma comprar peixe, mas ressalta que é nessa época que ela consome em maior quantidade. Célia conta que durante a Quaresma a família costuma se reunir para comer alguns pratos preferidos a base de peixe. “Aqui em casa, eu faço peixe frito ou moqueca, que são os únicos que o pessoal daqui de casa come”.

Peixaria “Rio Doce Pescados” no Mercado Municipal. Crédito: Priscylla Silva

 

Foto de capa: Variedades de peixes mais procurados nesta época da Quaresma. Crédito: Priscylla Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *