UNIVALE realiza II olimpíada solidária e ajuda entidade filantrópica.
9 de abril de 2018
Biblioteca Itinerante chega a comunidades rurais de Valadares
11 de abril de 2018

Avenida Moacir Paleta recebe projeto de arborização

Por Warley Vasconcellos (5º período de Jornalismo).

Quem cruza diariamente a longa avenida Moacir Paleta, na altura do bairro São Pedro, já percebeu uma gradual alteração em seu cenário. Trata-se do processo de arborização do canteiro central, que pouco a pouco colore a cinzenta faixa de asfalto predominante durante todo o trajeto. As 370 covas perfuradas na densa camada de 6 centímetros de concreto, receberão cerca de oito diferentes espécies, entre elas a resetar bougainville, uma árvore com raízes curtas e de florescimento rápido e contínuo durante todo o ano.

Seja de bicicleta, carro ou mesmo a pé, durante as caminhadas o estudante Davi de Oliveira diariamente transita pela avenida. Todos os dias o jovem acompanha o progresso das obras e visualiza através dela um cenário de melhorias em diversos sentidos. “Com um grande número de árvores, além de sombra para quem anda de bicicleta ou faz caminhada, a avenida vai ficar muito bonita”.

Mesmo com a boa proposta da ação, Allan Henrique vê a iniciativa como algo um tanto desnecessário, uma vez que, segundo ele, existem problemas mais emergenciais. Outra observação do autônomo é a alteração na rota de caminhada da população que se vê obrigada a utilizar a ciclovia. “Eu concordo com o plantio, porém há outros problemas a serem resolvidos. Vale lembrar que muitos utilizam o canteiro para caminhada e depois de migrarem para a ciclovia tornou ainda mais difícil a vida dos ciclistas”.

Na responsabilidade de gerenciar o andamento do projeto, o Secretário de Obras e Serviços Urbanos, Carlos Chaia, prioriza não só o plantio, mas os cuidados que deverão ser adotados para que o planejamento não seja em vão. “Logo após o término do que foi proposto, a população já vai presenciar os resultados. Com o fim do plantio, estaremos criando também uma equipe especial de jardinagem para cuidar de todo o trecho”.

Secretário de Obras e Serviços Urbanos classifica como essenciais os cuidados com as árvores após a conclusão do projeto. Crédito: Warley Vasconcellos.

Foto de capa: Mesmo com o plantio recente, as primeiras mudas já apontam flores. Crédito: Warley Vasconcellos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *