Lutadora de Jiu Jitsu se prepara para representar Valadares em campeonato estadual
24 de junho de 2018
Movimento dos bares aumenta com jogos da Copa
25 de junho de 2018

Ascanavi em “3%”

Por Bruna Souza (5º período de Jornalismo).

Dos dias 18 a 22 de junho, no Centro Cultural Nelson Mandela, em Governador Valadares, foi realizada uma exposição de fotografia a respeito das catadoras e catadores de material reciclável que trabalham na Ascanavi.

“3% foi o nome dado à exposição pelo fato de só 3% do lixo brasileiro ser reciclado”, diz o professor Elton Binda, orientador do trabalho. A exposição fotográfica foi realizada pelos alunos do primeiro período de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Univale. O projeto foi dividido em dez grupos, que fizeram dez fotos cada, com cerca de três alunos em cada grupo.

“Nós selecionamos as pessoas que seriam entrevistadas, anotamos a história da pessoa e, com essas anotações, a gente iria retornar à faculdade e pensar numa forma de retratar a história dela em dez fotos”, diz Wildes Araújo, aluno de Publicidade e Propaganda. Ele completa que o objetivo do projeto era olhar para as fotos e, mesmo sem legenda, saber reconhecer e identificar cada fase da vida dos catadores.

Alexandre Venâncio, aluno de Jornalismo, disse que o seu grupo, apesar de ter enfrentado dificuldades na locomoção até o local onde iriam fotografar e encontrar horários disponíveis na agenda dos entrevistados, viveu uma experiência engrandecedora. Afirmando que não só pelo aprendizado na área da fotografia, mas também na parte humana, de saber da força que essas pessoas têm mesmo com as dificuldades que passam.

“A importância da exposição é a conscientização não só da população, mas dos alunos também, porque eles têm que vivenciar a realidade do catador, conhecem uma realidade que é nova pra eles e isso faz com que eles cresçam”, conclui Elton.

Legenda: Incertezas da Vida. Créditos: Bruna Souza

 

Foto de capa: Parte da exposição fotográfica “3%”. Créditos: Bruna Souza.

1 Comment

  1. Adorei seu site. Conteudo de muita qualidade. Obrigado por compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *