Valadares recebe Festival de Churros
9 de outubro de 2018
Palestra sobre Construção de Imagem movimenta Creative in ACC
9 de outubro de 2018

Você conhece o Projeto Escola de Esportes da Univale?

Por Amanda Paula (4º período de Jornalismo).

O projeto é uma iniciativa do curso de Educação Física, e desde o final de 2016 oferece às crianças e adolescentes que moram nas proximidades do Campus II da Universidade Vale do Rio Doce oficinas de futebol de campo e tênis.  Além de contribuir para o desenvolvimento das habilidades específicas das modalidades, a Escola de esportes também auxilia no desenvolvimento profissional dos estudantes do curso de educação física. São os próprios universitários que ministram as aulas, o que conta para eles como estágio.

Gabriel Avelar está cursando o 4º período de Educação Física e há cerca de um ano decidiu participar do projeto.  Ele sempre foi apaixonado por musculação, mas viu na Escola de Esportes a oportunidade de conhecer novas modalidades. Hoje, o universitário é responsável por ministrar as aulas de tênis. “Eu dou aulas de tênis para crianças e adolescentes. Não é uma modalidade que eu tinha muito contato quando eu era mais novo, estou tendo a oportunidade agora de conhecer e praticar”.

O projeto foi a sua primeira experiência de contato na área  da educação física. Gabriel nunca havia participado de nenhum outro estágio, e, segundo ele, entrar para a Escola de Esportes despertou nele uma vontade ainda maior de aprender e trabalhar na área. “Depois que eu comecei a dar aulas de tênis, comecei a me interessar mais ainda pela educação física. E a partir daí eu comecei a distribuir currículos e querer estar trabalhando só na área da educação física.”

A Escola de esportes foi desenvolvida com o intuito de atender crianças de 6 anos até adolescentes de 17. Mas, sabendo dos benefícios da prática de esportes, Marcus Vinícius Dias, de 30 anos despertou interesse pelas oficinas e se inscreveu nas aulas de tênis. “Eu decidi entrar para a Escola de esportes pela necessidade de atividades físicas. Eu sou acometido de asma, e, a melhora da condição respiratória passa por uma rotina de atividades físicas. Nada melhor do que uma prática de esportes que permite a gente movimentar o corpo de uma maneira equilibrada e sob a supervisão de um profissional treinado.” Marcus entrou para as aulas de tênis no início deste semestre, e com tão pouco tempo,  já notou uma melhora significante na qualidade do sono e também na respiração.

Com todas esses benefícios, não há motivos para não conhecer de perto ou até mesmo participar das oficinas da Escola de Esportes. As aulas acontecem no Centro Esportivo da Univale (CEU), localizado na Rua Israel Pinheiro, nº200, bairro Universitário – Campus II.  Nas segundas e quartas-feiras,  às 17h30, são realizados os treinos de futebol. Já nas terças e quintas-feiras,  os de tênis, nos horários de 16h30 e 18h30. Para participar, é preciso ir até a secretária do CEU e apresentar uma foto 3×4, declaração escolar, comprovante de residência e certidão de nascimento ou identidade.

Para mais informações, entre em contato por meio do telefone (33) 3279-5927.

Foto de capa: Créditos: Cleber Siman.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *