Palestra sobre Construção de Imagem movimenta Creative in ACC
9 de outubro de 2018
Segundo turno: Mitos e verdades sobre as eleições estaduais e federais de 2018
10 de outubro de 2018

Semana de Trânsito traz atividades educativas a Governador Valadares

Por Leandro Silva (4º período de Jornalismo).

Bombeiros e SAMU atendem uma das vitimas do simulado de acidente no centro de Governador Valadares. Crédito: Leandro Silva.

Por ano, cerca de 42 mil pessoas perdem a vida no trânsito em todo o Br

asil, é o que mostra um levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os números são alarmantes, e por isso foi criada a Semana Nacional de Trânsito, em setembro.

Em Governador Valadares, dos dias 18 a 25 de setembro, várias atividades de educação e conscientização no trânsito foram realizadas. Uma simulação de acidente de trânsito, retratando uma colisão entre uma moto e uma van, aconteceu no centro da cidade no dia 18, abrindo a programação. A abertura contou também com stands dos diversos órgãos de fiscalização de trânsito, que prestaram serviços de orientação aos condutores.

Participaram da simulação policiais civis e militares, bombeiros e o SAMU. Quem passou pelo cruzamento da avenida Minas Gerais com a Marechal Floriano pôde ver como ocorre o atendimento às vitimas de acidente de trânsito, com o objetivo de reflexão, e mudança do comportamento das pessoas.

Até o dia 25, inúmeras escolas foram visitadas com palestras, além de alguns pontos de blitz educativas. No ultimo dia do evento, ocorreu um simpósio, com o objetivo de alertar e orientar a população quanto à importância da prevenção de acidentes. “O intuito é preservar a vida, fazendo um trabalho de educação de trânsito. Todos nós nos unimos para combater esta violência, que é a violência no trânsito”, afirma Luimara Carvalho, Coordenadora de Educação para o Trânsito da Prefeitura de Governador Valadares.

Só no primeiro semestre deste ano, foram cerca de 510 acidentes no perímetro urbano de Valadares. Segundo o tenente Gustavo Salles do corpo de Bombeiros, o objetivo principal é a conscientização da população: “Temos o objetivo de conscientizar a população, e como fazemos isso? Através do impacto, através da simulação, porque o simulado envolve todos os órgãos.”

Na cidade, ainda esteve à disposição das escolas a Transitolândia, um espaço destinado a ensinar as crianças, condutoras do futuro.

 

Todos os órgãos reunidos na realização da semana do trânsito 2018. Crédito: Leonardo Morais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *